Professores da UFC/DC fazem parte da coordenação do Workshop DS4SG sobre Ciência de Dados para o Bem Social

Data de publicação: 15 de maio de 2024. Categoria: Notícias

A Sociedade Brasileira de Banco de Dados (SBBD) está organizando o fórum “Data Science for Social Good” (DS4SG) como parte de sua conferência de 2024. Este evento visa explorar o potencial da ciência de dados na resolução de desafios sociais críticos, abordando áreas como saúde pública, segurança, desenvolvimento sustentável, educação e muito mais.

O DS4SG incentiva a submissão de artigos que integrem conhecimentos de diversas disciplinas para propor soluções inovadoras para problemas sociais. Os temas de interesse incluem, mas não se limitam a:

• Mudanças Climáticas: Uso de dados para monitoramento e mitigação dos impactos ambientais.
  • Mobilidade Urbana: Melhoria do trânsito e transporte público através da análise de dados.
  • Educação: Implementação de tecnologias de dados para melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem.
  • Saúde: Análise de dados para prever surtos de doenças e melhorar a eficiência dos serviços de saúde.
  • Segurança Pública: Utilização de análises preditivas para a prevenção de crimes e desastres.

A data limite para submissão dos artigos é 5 de julho de 2024. Os trabalhos serão avaliados com base na relevância, qualidade técnica e originalidade. Os autores dos artigos selecionados terão a oportunidade de apresentar suas pesquisas durante o workshop, que será realizado presencialmente.

O DS4SG promete ser uma plataforma importante para pesquisadores, profissionais e estudantes interessados em utilizar a ciência de dados para criar um impacto positivo na sociedade. Além das apresentações, o evento proporcionará momentos de networking e colaboração entre os participantes, fomentando novas parcerias e projetos.

Professores do Departamento de Computação da UFC, Angelo Brayner e José Maria Monteiro, fazem parte da coordenação do evento, trazendo suas vastas experiências na área para contribuir com o sucesso do workshop.

Para mais informações sobre a chamada de trabalhos e detalhes do evento, visite o site oficial do DS4SG.