Português

Quem somos

Equipe do Departamento de Computação da UFC

O Departamento de Computação (DC) é órgão de articulação didática e técnico-científica, atuando na graduação e pós-graduação lato sensu (Especialização em Tecnologia da Informação) e stricto sensu (Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação). O DC foi criado através da Resolução nº 03/CONSUNI de 10 de agosto de 1990, passando a integrar o Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na graduação, o DC oferta semestralmente disciplinas para o curso de Bacharelado em Computação, Engenharia de Computação (Em parceria com o Departamento de Teleinformática – DETI) e mais 27 cursos, atendendo em média 1696,5 alunos nos três campi da UFC, na cidade de Fortaleza. O corpo docente é composto por 27 professores, sendo 25 doutores, 01 mestre, 01 especialista. O Departamento oferece ao corpo discente 08 laboratórios de pesquisa e 02 laboratórios de ensino.

O DC tem se destacado por sua excelência no ensino de Computação. No ENADE 2011, o curso de Bacharelado em Computação obteve a vigésima maior nota (3,67) dentre os 345 cursos de Computação avaliados, ficando com conceito ENADE 4. Na edição do Guia do Estudante 2014 o curso de Bacharelado em Computação ficou classificado entre os melhores cursos de Ciência da Computação do Brasil, sendo classificado como 5 estrelas, repetindo o sucesso dos anos anteriores. Já no Ranking Universitário Folha de 2014, o curso de Bacharelado em Computação da UFC foi classificado em primeiro lugar no Brasil, na Avaliação de Mercado, e em décimo segundo lugar do Brasil na avaliação geral. Nas seleções para intercâmbio estudantil no exterior os alunos do curso de Bacharelado em Computação mantiveram o sucesso dos anos anteriores. Mais de sessenta (60) alunos do curso de Bacharelado em Computação já receberam bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras, para estudos de graduação-sanduíche em diferentes países, tais como EUA, Inglaterra, Canadá, França, Espanha, Bélgica, Coréia do Sul, dentre outros. O DC também tem participado ativamente do Programa CAPES-BRAFITEC, para intercâmbio na França. Mais de vinte (20) alunos do curso de Bacharelado em Computação já participaram deste programa e realizaram estudos de graduação-sanduíche na França.

Em 2013, dezesseis (16) estudantes recém-ingressos no curso de Computação da UFC foram aprovados na seleção do Programa Jovens Talentos para a Ciência. Assim, 26,6% dos alunos ingressantes em 2013 receberam bolsas de iniciação científica (Capes/CNPq) já no primeiro ano do curso. Além disso, o DC oferece uma grande quantidade de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica por meio de diversos projetos de pesquisa liderados pelos seus docentes. Todos esses resultados comprovam a excelência do Departamento de Computação.

Exibir: subpáginas.