Português

Extensão

Centro Acadêmico da Computação Alan Turing

Um Centro Acadêmico (CA) é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso e que busca manter com os estudantes um canal direto e permanente de contato, realizando discussões, debates, palestras e reuniões, de forma democrática e aberta a todos que quiserem participar. O CA também deve buscar formas de incentivar a participação de todos nas suas atividades e construção. Dentre as funções básicas do CA está principalmente garantir o contato dos estudantes do curso com os órgãos de representação geral (DCEs, Chefia do Departamento, etc.), discutir soluções para os problemas do curso, garantir que haja representação dos estudantes nos órgãos colegiados, fazer a recepção de calouros, organizar confraternizações e fiscalizar a universidade.
Contato: 3366 9847 ramal 221
Fan page: Centro Acadêmico Alan Turing

CEOS – Empresa Júnior da Computação UFC

A CEOS, Empresa Júnior do Curso de Computação, é uma associação sem fins econômicos criada para estimular o espírito empreendedor dos alunos e impulsionar seu crescimento profissional. Atuar na Empresa Júnior pode ser uma boa experiência na área de Gestão de Projetos, Pessoas ou Marketing na área de Tecnologia da Informação. As principais áreas de atuação da CEOS são: Sistemas Web, Treinamentos, Consultoria e Desenvolvimento em Novas Tecnologias. A CEOS, executou diversos projetos relacionados ao desenvolvimento de software, web sites, treinamentos e consultoria em sistemas, voltados para micro e pequenas empresas, ampliando o acesso à Tecnologia da Informação por parte dessas empresas.

PET – Programa de Educação Tutorial

O Programa de Educação Tutorial (PET) é destinado a formar grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior. Atualmente, o PET é subsidiado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) e tem como objetivo preparar alunos de graduação na tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão. No Departamento de Computação há uma série de atividades que são desenvolvidas pelo grupo PET, o qual é formado por um Professor Tutor, doze alunos bolsistas e doze alunos voluntários. Uma das principais atividades de extensão desenvolvidas pelo PET é o Curso Preparatório para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Este curso visa preparar os alunos de escolas públicas de Fortaleza para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Além disso, o PET Computação é responsável pela organização da Olimpíada Cearense de Informática (OCI), em parceria com PET Computação da UECE. A OCI tem como objetivos estimular o interesse pela Computação, promover a introdução de disciplinas de técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio, buscar novos talentos e promover a aproximação entre a Universidade, os grupos PETs e os alunos dos ensinos fundamental e médio. Outra atividade importante realizada pelo PET é a participação em feiras de profissões, visitas a colégios do ensino médio de Fortaleza e realização de palestras para alunos do ensino médio com a finalidade de divulgar o curso de Computação e a área de Tecnologia da Informação (TI).
Contato: 3366 9847 ramal 218
Site: www.petcomp.ufc.br/
Fan page: PET Computação UFC