Inovação Educacional: Defesa de TCC Destaca Aplicações do Pensamento Computacional na UFC

Data de publicação: 4 de janeiro de 2024. Categoria: Notícias

Em uma sessão realizada nesta quinta-feira, 4 de janeiro de 2024, celebrou-se a bem-sucedida primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da primeira turma da especialização em Pensamento Computacional. O trabalho se insere no contexto do projeto ProgrameCE, vinculado ao Cientista-Chefe em Educação Básica e ao Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CEnPE) da UFC.

O TCC apresentado empregou conceitos avançados de pensamento computacional para desenvolver um jogo educacional inovador, com foco no aprimoramento do ensino de Matemática em escolas públicas do estado do Ceará. Inicialmente implementado com sucesso em uma escola em Caucaia, o projeto agora vislumbra expandir suas fronteiras para outras instituições de ensino no estado, promovendo métodos de ensino mais dinâmicos e eficazes.

O orientador foi o Professor Manoel Campelo e destaque também para Hedilandio Vidal Araújo, o aluno responsável pela defesa do TCC, que demonstrou notável habilidade e comprometimento ao longo do processo.

O trabalho apresentado não apenas corrobora a relevância do Pensamento Computacional no contexto educacional, mas também sugere possíveis aplicações práticas para enriquecer o aprendizado em disciplinas relacionadas à programação no âmbito da UFC.

Maiores informações : https://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2022/17456-estudantes-de-ensino-medio-concluem-modulos-do-projeto-programe-ce-desenvolvido-pelo-cenpe

Fonte : Prof. Dr. Joaquim Bento Cavalcante Neto