gov.br

Departamento de Computação

Residência em Segurança da Informação

As áreas de Ciência de Dados (CD), Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (AM) têm evoluído muito e ganhado destaque em um grande conjunto de aplicações. Na área de cibersegurança não tem sido diferente. Enquanto os cibercriminosos estão ficando cada vez mais hábeis em se infiltrar e hackear novos sistemas, técnicas avançadas de CD, IA e ML podem analisar rapidamente situações e comportamentos e detectar a ameaça antes mesmo que ela ocorra.

Devido ao crescimento dos ataques cibernéticos em nível regional e global, e ao aumento do grau de conscientização das empresas no tocante à segurança da informação, existe uma grande demanda reprimida por profissionais especializados nessa área. Mais ainda quando falamos de profissionais com conhecimento avançado de algoritmos de técnicas envolvendo CD, IA e AM. Profissionais que sejam capazes de explorar a sinergia dessas áreas serão mais capazes de encontrar soluções inovadoras para os problemas de segurança de informação que se apresentam em ambientes cada vez mais interconectados e complexos.

O Departamento de Computação (DC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a empresa SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA (Samsung) e o instituto  SiDi, irão desenvolver o projeto de capacitação chamado Residência em Segurança da Informação. Este projeto de residência tecnológica tem o objetivo de formar uma turma de 20 profissionais altamente qualificados na área de Segurança da Informação com duração total de 15 meses. A residência terá dois focos: ensino e inovação.

O modelo da residência tecnológica foi inspirado no programa de residência médica, em que os alunos têm a oportunidade de uma formação teórica na Universidade e desempenham as atividades práticas (como forma de consolidar os conceitos aprendidos) no hospital. Analogamente, nesta Residência em Segurança da Informação, todos os alunos terão a formação teórica com professores vinculados a um curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) ofertado pela UFC e irão desempenhar atividades práticas em ambiente real do SiDi, instituto parceiro da Samsung. Portanto, uma postura profissional (cumprimento de horário, produtividade e qualidade do trabalho realizado) será exigida durante todo o período de realização da Residência.

As aulas teóricas e atividades práticas deverão ser na modalidade virtual (on-line).

Mais informações podem ser obtidas no site da Residência ou através do e-mail residencia@dc.ufc.br.