Edital Aberto para Residência em Segurança Cibernética

Data de publicação: 9 de abril de 2022. Categoria: Notícias, Notícias

UFC e a Lenovo Brasil estão lançando um programa de Residência em Segurança Cibernética, o qual será ofertado no formato de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) na modalidade de educação presencial. A Residência em Segurança Cibernética tem como objetivo geral capacitar profissionais das áreas de Tecnologia da Informação (TI) e afins para que possam atuar na segurança cibernética de instituições públicas ou privadas.

As aulas teóricas ocorrerão no Departamento de Computação da UFC. As atividades práticas serão realizadas em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) reais desenvolvidos no Laboratório de Sistemas e Bancos de Dados (LSBD). Durante a residência, conceitos básicos e avançados na área de segurança cibernética serão apresentados em sala de aula e vivenciados paralelamente em projetos reais. Durante as atividades práticas o aluno contará com a orientação acadêmica de um preceptor e o acompanhamento de um gerente (líder) de projeto. Assim, os alunos irão obter uma formação raramente encontrada na academia.

O curso é inteiramente gratuito e os estudantes (selecionados em ampla concorrência) receberão uma bolsa de residência no valor de R$ 3.000,00 durante um período de 20 meses. Os alunos selecionados irão dedicar-se integralmente ao curso, tendo uma rotina de trabalho de 8h diárias, de segunda a sexta, totalizando 40h semanais. Os estudantes terão apenas 8h de aulas teóricas por semana e, consequentemente, irão dedicar 32h semanais ao desenvolvimento de projetos de inovação junto ao LSBD.

Serão ofertadas 10 vagas em ampla concorrência e 1 vaga para funcionário(a) da UFC (conforme estabelece o artigo 34/caput da Resolução No 11/CEPE, de 12 de maio de 2017). O curso terá duração de 22 meses, iniciando em maio de 2022, com carga horária de 528 h/aulas, correspondente a 33 créditos, sendo 25 créditos em disciplinas teóricas, 6 em estudos individuais ou em grupo e 2 em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Maiores informações em:

www.lsbd.ufc.br/rsc