Aprovada Reforma Curricular do Bacharelado em Ciência da Computação

Data de publicação: 18 de outubro de 2023. Categoria: Notícias
Na sexta-feira dia 06 de outubro de 2023, a Câmara de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) aprovou, por unanimidade, o novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Ciência da Computação do Centro de Ciências da UFC.
A maior novidade do PPC aprovado é a Curricularização da Extensão: na prática, 10% da carga horária do novo currículo consiste em horas de extensão em disciplinas. A introdução da extensão no currículo tem como objetivo aproximar a comunidade universitária e a sociedade fora da UFC, através de interações em que os estudantes do curso, por um lado, atuarão como protagonistas de ações que gerarão frutos diretos para a sociedade, e, por outro lado, aprimorarão a sua formação, aplicando e complementando a teoria aprendida na universidade, num ciclo virtuoso com benefícios para ambas as partes.
O novo PPC, que também traz atualizações no conjunto de componentes curriculares obrigatórios e optativos, será agora cadastrado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), de forma que os estudantes que ingressarem no curso a partir de 2024 estarão vinculados ao novo currículo.
O PPC aprovado é resultado de uma Reforma Curricular realizada no âmbito do curso em 2022. Sob a liderança do Prof. Pablo Mayckon Silva Farias, coordenador do curso do início de 2018 até fevereiro de 2022, as reuniões do Núcleo Docente Estruturante (NDE) para reformulação do currículo foram iniciadas em 2021, ainda em regime remoto de trabalho, devido à pandemia de COVID-19. Em março de 2022, o Prof. Yuri Lenon Barbosa Nogueira, antes Vice-Coordenador, passou a ser o Coordenador do curso, permitindo que o Prof. Pablo concentrasse esforços na gerência da atualização dos planos de ensino das disciplinas, realizada em cooperação com os membros do Colegiado da Coordenação do curso, e na atualização do PPC, realizada em cooperação com os membros do NDE. O novo PPC do curso foi submetido à Pró-Reitoria de Graduação, em versão inicial, em junho de 2022, e, em versão definitiva, em dezembro do mesmo ano.
A aprovação do novo PPC marca um momento de orgulho para o Departamento de Computação, que vê concretizado o resultado de um trabalho coletivo que contou com a participação de todo o conjunto de docentes do departamento que atuam no curso de Ciência da Computação.