Aluno de mestrado do DC/MDCC ganha destaque em Simpósio realizado no Canadá

Data de publicação: 27 de outubro de 2023. Categoria: Notícias

Um trabalho intitulado “Exploring color blindness simulations as tools to create chromatically accessible games” ganhou destaque como o Best Paper no The Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play (CHI PLAY), realizado de 10 a 13 de outubro de 2023 em Stratford, no Canadá. O estudo, conduzido como parte da pesquisa de mestrado do aluno Mateus Pinheiro de Goes Carneiro com a orientação do professor Windson Viana, explorou o uso de simulações de daltonismo como uma ferramenta para tornar jogos mais acessíveis a jogadores com deficiência visual.

A pesquisa consistiu em três estudos empíricos que analisaram a relação entre a identificação de problemas de acessibilidade cromática por pessoas com visão típica, utilizando simulações, e pessoas com daltonismo, no contexto de jogos móveis. Os resultados destacaram a eficácia das simulações de daltonismo na capacidade de desenvolvedores com visão típica em identificar questões de acessibilidade cromática em seus jogos.

Este artigo foi reconhecido como um dos melhores entre mais de 300 trabalhos submetidos ao CHI PLAY 2023, colocando-o no topo 1% das submissões. O CHI PLAY é uma conferência internacional que reúne grandes empresas, como Microsoft, Google e Meta, juntamente com pesquisadores de todo o mundo, para promover discussões sobre pesquisas de alta qualidade em jogos e Interação Humano-Computador. Essa conferência se originou do crescente interesse em jogos e brincadeiras que emergiram da conferência anual da ACM sobre Fatores Humanos em Sistemas de Computação (CHI) e é agora considerada uma das mais relevantes na área.

Fonte : http://mdcc.ufc.br