Maratona SBC de Programação no Departamento de Computação
Data da publicação: 13 de setembro de 2025 Categoria: NotíciasA primeira fase da *Maratona SBC de Programação* foi realizada no dia 13 de setembro de 2025, em *53 sedes* distribuídas por todo o Brasil. Ao todo, *1.025 times*, representando *236 instituições de ensino superior*, participaram da competição. Criada em 1996, a Maratona é organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e integra o International Collegiate Programming Contest (ICPC) — a maior competição universitária de programação do mundo. O torneio teve como objetivo estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de resolver problemas complexos sob forte restrição de tempo.
Em Fortaleza, a competição foi sediada no Departamento de Computação (DC), Bloco 910, nos Laboratórios de Ensino de Computação (LEC) 1 e 3. No total, 25 times se inscreveram para competir na sede, reunindo cerca de 75 participantes.
O diretor da sede foi o professor Nicolas Araújo, do Departamento de Engenharia de Teleinformática. Entre os participantes, 12 equipes foram formadas por estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Ciência de Dados e Bacharelado em Matemática, sob a orientação do professor Wladimir Tavares.
Durante a competição, cada equipe — composta por três estudantes — enfrentou um conjunto de dez ou mais problemas de programação, que precisavam ser resolvidos em até cinco horas. Trabalhando em conjunto em um único computador, os competidores analisaram a complexidade dos problemas, deduziram os requisitos, projetaram casos de teste e desenvolveram programas corretos e eficientes, respeitando os limites de tempo e memória definidos pelos juízes.
Os problemas exigem um sólido domínio de algoritmos e estruturas de dados avançadas. Cada enunciado incluía exemplos ilustrativos, mas os dados de teste oficiais permaneceram ocultos. A classificação final considerou o número de problemas resolvidos, o número de tentativas e o tempo total acumulado.
Na sede Fortaleza, as equipes da UECE e da UFC terminaram com o mesmo número de problemas resolvidos, mas a equipe da UECE conquistou a vitória ao apresentar o menor tempo acumulado.
A coordenação local agradeceu o empenho de todos os estudantes, professores e voluntários que contribuíram para o sucesso da competição, reforçando o compromisso do Departamento de Computação da UFC com a formação de qualidade em programação.