Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Computação

Área do conteúdo

Departamento de Computação da UFC sedia maior etapa da primeira Maratona Cearense de Programação

Data da publicação: 2 de junho de 2026 Categoria: Notícias

O Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC) sediou a maior etapa da primeira edição da Maratona Cearense de Programação (MCP), realizada em 30 de maio de 2026. A competição ocorreu simultaneamente em sete cidades do estado e reuniu 59 equipes de estudantes de graduação e início de pós-graduação. Com 20 equipes participantes, a sede Fortaleza concentrou o maior número de competidores e se consolidou como o principal polo do evento.

Coordenada localmente pelo professor Wladimir Araújo Tavares, docente do Departamento de Computação da UFC, a etapa de Fortaleza reuniu equipes da UFC, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE – Campus Fortaleza). A iniciativa proporcionou um ambiente de integração entre diferentes instituições de ensino e fortaleceu a comunidade cearense dedicada ao estudo de algoritmos e resolução de problemas.

A participação da UFC teve destaque tanto na organização quanto no desempenho das equipes. A equipe Venderam Meu Cabrito, formada por estudantes do curso de Ciência da Computação, conquistou o primeiro lugar da sede Fortaleza ao resolver nove dos treze problemas propostos. Além dela, diversas equipes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação representaram a universidade durante a competição.

Criada para incentivar o desenvolvimento de habilidades em algoritmos, estruturas de dados, raciocínio lógico e programação, a Maratona Cearense de Programação foi inspirada na tradicional Maratona SBC de Programação, principal competição universitária da área no país e porta de entrada para o International Collegiate Programming Contest (ICPC), a mais prestigiada competição mundial de programação para estudantes universitários.

Durante cinco horas de prova, equipes compostas por três estudantes enfrentaram desafios que exigiam criatividade, trabalho em equipe e conhecimento avançado de computação. Entre os problemas propostos estava um desafio de otimização logística no qual os participantes precisavam distribuir uma fila de coqueiros entre trabalhadores de forma equilibrada, minimizando a carga de trabalho do mais sobrecarregado — um exemplo de aplicação prática de técnicas computacionais utilizadas em sistemas reais de planejamento e distribuição de recursos.

A competição reuniu estudantes de dez instituições de ensino superior e técnico, distribuídos entre as sedes de Fortaleza, Quixadá, Crato, Crateús, Russas, Sobral e Aracati. A realização do evento contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e com o trabalho de dezenas de professores, ex-competidores e voluntários envolvidos na elaboração da prova e na organização das sedes.

Para o Departamento de Computação da UFC, sediar a maior etapa da competição reforça seu compromisso com a formação de excelência em computação e com o incentivo a atividades que aproximam os estudantes de desafios científicos e tecnológicos de alto nível. A expectativa dos organizadores é que a Maratona Cearense de Programação passe a integrar o calendário anual da área, ampliando as oportunidades para que estudantes cearenses desenvolvam competências valorizadas tanto na academia quanto no mercado de tecnologia.

Tradição em Programação Competitiva

O Departamento de Computação da UFC possui uma longa trajetória na programação competitiva. A participação na Maratona SBC de Programação teve início em 2002 e, desde então, equipes da instituição conquistaram dez classificações para as finais brasileiras da competição, que reúnem anualmente as melhores equipes universitárias do país.

Ao longo das últimas duas décadas, essa cultura acadêmica contribuiu para a formação de gerações de estudantes e ajudou a disseminar a programação competitiva para outros campi da UFC, como Quixadá, Crateús e Russas. O fortalecimento dessa rede de colaboração foi fundamental para a criação da Maratona Cearense de Programação, iniciativa que busca integrar as diferentes instituições do estado e ampliar o alcance da formação em algoritmos e resolução de problemas.

Além dos resultados em âmbito nacional, equipes cearenses também alcançaram destaque internacional, com participações nas finais mundiais do ICPC, evidenciando o potencial do estado na formação de talentos em computação e tecnologia.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo