gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Departamento de Computação

Área do conteúdo

Departamento de Computação da UFC Lidera Iniciativas de Inovação no Novo Painel da UFC Inova

Data da publicação: 16 de julho de 2024 Categoria: Notícias

Imagem: Tela de abertura do painel estratégico da UFC Inova

A UFC Inova lançou um painel temático virtual que detalha em tempo real informações sobre parcerias e tecnologias protegidas para inovação. Disponível no site da UFC Inova, o painel será incorporado aos painéis estratégicos da UFC e visa promover transparência e accountability.

O painel está dividido em quatro blocos: evolução dos depósitos e registros de propriedade intelectual, cartas-patente concedidas, tecnologias licenciadas e mapeamento de projetos de PD&I. O Departamento de Computação da UFC se destaca no mapeamento de projetos de PD&I, evidenciando a importância do setor na inovação da Universidade. PD&I significa Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Esse termo refere-se ao conjunto de atividades que envolvem a investigação científica e tecnológica para criar novos conhecimentos, desenvolver novas tecnologias, produtos ou processos, e implementar inovações que possam ser aplicadas de maneira prática e comercial. Esses projetos já somam mais de R$ 277 milhões desde 2018. No painel, é possível analisar os projetos por Fundação de Apoio, por área temática e por instituição contratante, bem como por unidade acadêmica realizadora e por valor (em ambas as situações, o Departamento de Computação se destaca).

O banco de dados está disponível no site da UFC Inova e, em breve, será incorporado aos painéis estratégicos da UFC.

Fonte: https://www.ufc.br/noticias/18789-painel-reune-dados-de-pesquisa-desenvolvimento-e-inovacao-na-ufc