DC classifica 17 estudantes para a segunda fase da Olímpiada de Informática / Modalidade Programação – Sênior
Data da publicação: 13 de agosto de 2025 Categoria: NotíciasDezessete estudantes do primeiro ano do primeiro curso de graduação da Universidade Federal do Ceará – Campus do Pici foram selecionados para a Fase Estadual da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), na modalidade Programação – Nível Sênior. No Ceará, a competição contou com mais de 250 inscritos nessa modalidade. No Brasil, o número ultrapassou 3.000 participantes. No Campus do Pici da UFC, tivemos 37 competidores efetivos.
A classificação para a Fase Estadual pode ocorrer de duas formas:
- Critério local: melhores colocados de cada sede, até o limite de 15% dos participantes efetivos;
- Critério nacional: melhores colocados no ranking nacional, até o limite de 5% dos participantes efetivos.
Na nossa sede, mais de 45% dos competidores efetivos conquistaram vaga para a próxima etapa. Entre os classificados, há alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Bacharelado em Matemática. Vale destacar que a maioria desses estudantes do primeiro semestre foi convidada a participar de um curso preparatório oferecido pelo Grupo de Estudos de Programação Competitiva (GEPC), coordenado pelo professor Wladimir. O GEPC é um dos projetos selecionados pelo Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP) da UFC, que apoia ações voltadas à ambientação de calouros e à promoção da qualidade do ensino e aprendizagem. O curso preparatório contou com mais de 90 inscritos e foi ministrado com o apoio de bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) de Computação e Engenharia de Computação.
A Olimpíada Brasileira de Informática é uma competição científica promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o objetivo de estimular a criatividade, a capacidade de resolver problemas e as habilidades de programação dos estudantes, em um ambiente de competição saudável. Na fase local, realizada em 13 de junho, os participantes enfrentaram 4 problemas a serem resolvidos em duas horas. Durante esse período, precisaram compreender os enunciados, desenvolver soluções eficientes e submeter seus códigos para avaliação automática, atendendo a critérios rigorosos de tempo de execução e uso de memória.
Estudantes classificados:
- Alexandre de Aguiar Martins Grangeiro
- Arthur Pereira dos Santos
- Bruno Deluiz Lage
- Caio Lucas de Oliveira Ribeiro
- Carlos Kauan Cavalcante de Oliveira
- Cecilia Fernandes Kalume
- Darlan Vitor Albuquerque França
- Francisco Davi Moreira
- João Marcos Aragão Mesquita Rogerio
- Júlia Cristina Filgueiras Cordeiro
- Lara Raquel Farias Macêdo
- Lavínia Ponte de Melo
- Levi Félix Barbosa
- Lucas Vieira Bento
- Pedro Lucas Linhares Martins
- Rodrigo Fontenele de Oliveira Linhares
- Victor Samuel Nascimento Rodrigues