Linha do Tempo
Autorização do Curso de Computação
O curso foi um dos três autorizados pelo Ministério da Educação para todo o País, sendo o primeiro curso na área de Computação no estado do Ceará e um dos primeiros do Brasil.
Início do Curso de Computação
31/01/1975
O curso de Ciência da Computação foi iniciado em 1975, quando ainda era chamado Curso de Graduação em Tecnologia de Processamento de Dados através da Resolução No 311/CONSUNI.
Reconhecimento oficial do curso
02/10/1978
O reconhecimento oficial pelo governo federal veio através do Decreto-Lei Nº. 82.353, consolidando a importância e a validade da formação oferecida. Este curso foi, de fato, o primeiro na área de Computação em todo o estado do Ceará e um dos primeiros do Brasil, colocando a UFC na vanguarda do ensino de tecnologia.
Curso passa a formar bacharéis
Reconhecendo a necessidade de se formar um novo tipo de profissional que atendesse à nova realidade brasileira de informática, a coordenação promoveu uma profunda transformação na matriz curricular. Com a elevação do número de créditos para 202, a duração do curso passava para quatro anos, caracterizando-se como de longa duração. Com a nova duração, o curso deixava de formar tecnólogos e passava a formar bacharéis. O nome do curso muda para Bacharelado em Computação
Reconhecimento oficial do bacharelado
06/11/1987
O Conselho Universitário (CONSUNI) aprovou a mudança de nome para Bacharelado em Computação
Primeira turma de bacharéis colou grau
A primeira turma de bacharéis colou grau ao final de 1989.
Fundação do Departamento de Computação
O Curso de Ciência da Computação, então vinculado ao Departamento de Estatística, ganha um Departamento autônomo.
Posse de nova chefia
15/08/1990
Prof. Francisco José Bitu Feitosa (Chefe) e Prof.José Riverson Araújo Cysne Rios (Subchefe).
Criação do LIA
O LIA (Laboratório de Inteligência Artificial) foi o primeiro laboratório de pesquisa em Computação implantado no estado do Ceará, e foi deste laboratório o primeiro projeto de pesquisa em computação aprovado pelo CNPq no estado do Ceará.
Posse de nova chefia
01/08/1991
Prof. José Riverson Araújo Cysne Rios (Chefe) e Prof. Mauro Cavalcante Pequeno (Professor mais antigo assinava na ausência do Chefe).
Primeiro projeto de pesquisa aprovado
O LIA teve o primeiro projeto de pesquisa em Computação aprovado pelo CNPq no estado do Ceará..
Primeira Especialização em Informática
Sob a coordenação da Profa. Lucy Vidal Silva, é criado a primeira Especialização em Informática.
Posse de nova chefia
01/07/1992
Prof. Fernando Antônio Sabóia Leitão (Chefe) e Profa. Lucy Vidal Silva (Subchefe).
Internet chega ao Ceará
O LIA/DC sedia o primeiro ponto da RNP no Ceará.
Fundação do Programa de Educação Tutorial (PET)
O PET Computação UFC foi fundado em Agosto de 1992 pelo Professor Riverson, sendo o primeiro tutor (1992-1996)
Posse de nova chefia
01/07/1994
Prof. Fernando Antônio Sabóia Leitão (Chefe) e Profa. Lucy Vidal Silva (Subchefe).
Inauguração do CENAPAD
O Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho da Universidade Federal do Ceará (CENAPAD-UFC) foi fundado em 1994 como um projeto da SECITECE, da FINEP e do MCT que consistia em uma organização sem fins lucrativos formada pela FINEP,SECITECE, UFC, UECE, FUNCEME e FIEC.
Criação do MCC – Mestrado em Ciência da Computação
Após um trabalho de 5 anos de preparação, iniciava-se o Mestrado em Ciência da Computação com as suas atividades com as seguintes linhas de pesquisa: Teoria da Computação, Sistemas de Informação e Matemática Computacional
Posse de nova chefia
03/07/1995
Profa. Lucy Vidal Silva (Chefe) e Prof. Creto Augusto Vidal (Subchefe).
Início das articulações do Projeto FLASH
Fabio Silva e Paul Anderson, da Universidade de Edinburgh, iniciam a estruturação do Projeto FLASH para a fase III do ProTeM-CC. O projeto visava explorar temas multidisciplinares como modelagem conceitual, bancos de dados e administração de sistemas.
Aprovação do Projeto FLASH
Maio
O Projeto FLASH é aprovado em maio de 1996, com a participação de instituições como DI-UFPE, DC-UFC, DEC-UECE, ETFCE e CIC-UNB. O projeto reunia 27 pesquisadores, sendo 18 doutores, com foco em bancos de dados distribuídos, redes e administração de sistemas.
Novo mandato da chefia
03/07/1996
Profa. Lucy Vidal Silva (Chefe) e Prof. Creto Augusto Vidal (Subchefe).
Prof. Tarcísio Pequeno torna-se o tutor do PET
O PET passa a ser coordenado pelo Prof. Tarcício Pequeno, cargo que ocupou até 1997.
MCC recebe a aprovação da CAPES
Dois anos após sua fundação, o MCC alcançou um marco significativo com a aprovação da CAPES. A imagem mostra o Professor Creto Vidal durante a entrevista concedida ao Diário do Nordeste, celebrando essa importante conquista.
Início da execução do Projeto FLASH
Janeiro
Em janeiro de 1997, inicia-se oficialmente a execução do Projeto FLASH, que se tornaria o embrião do futuro Laboratório ARiDa (4 anos depois), fortalecendo a cooperação entre os grupos de pesquisa do Departamento de Computação da UFC e outras universidades.
Prof. Marcelino Pequeno assume a coordenação do PET
O PET passa a ser coordenado pelo Prof. Marcelino Pequeno, cargo que ocupou até 2016 (ficando 19 anos como tutor do PET).
Novo mandato da chefia
10/07/1998
Profa. Lucy Vidal Silva (Chefe) e Prof. Creto Augusto Vidal (Subchefe).
Fundação do Grupo ParGO – PARalelismo, Grafos e Otimização combinatória
O grupo de pesquisa PARalelismo, Grafos e Otimização combinatória (ParGO) foi criado pelos professores Cláudia Linhares e Ricardo Côrrea, ambos do Departamento de Computação (DC) e o professor Manoel Câmpelo, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA). Focado em áreas como Algoritmos, Matemática e Otimização, o grupo ParGO gera conhecimento para o desenvolvimento científico e tecnológico do país e é um membro do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
O Grupo ParGO organiza o seu primeiro evento
O grupo ParGO organizou o seu primeiro grande evento científico: Advanced Algorithmic Techniques for Parallel Computation with Applications realizado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
Posse de nova chefia
04/07/1998
Prof. Creto Augusto Vidal (Chefe) e José Neuman de Souza (Subchefe).
Criação oficial do Grupo ARiDa
O Grupo de Pesquisa Avançada em Banco de Dados (ARiDa – Advanced Research in Databases) é oficialmente fundado. Desde o início, o grupo reúne professores, alunos de mestrado, doutorado e iniciação científica em um ambiente colaborativo voltado à pesquisa de ponta em banco de dados.
MCC se consolida
MCC recebeu da CAPES a nota 4.
Simpósio Brasileiro de Grafos, Algoritmos e Combinatória – GRACO 2001
12/03/2001
O simpósio ocorreu em conjunto com a Escola de Verão Brasileira em Combinatória e Algoritmos, promovendo um ambiente propício à troca de conhecimentos e ao fortalecimento da comunidade científica nas áreas de algoritmos, grafos e combinatória. A organização ficou a cargo dos Docentes Ricardo Corrêa, Fernando Gomes e Manoel Campêlo Neto. O evento recebeu a submissão de aproximadamente 80 artigos de 20 países diferentes.
XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação
30/07/2001
Departamento de Computação organiza, através do Prof. Tarcício Pequeno, o XXI Congresso da SBC. Participaram ativamente do evento os Docentes: Ana Teresa de Castro Martins, Creto Augusto Vidal, Fernando Carvalho Gomes, Fernando Sabóia Leitão, Angelo Brayner, Riverson Cysnes Rios , dentre outros.
Posse de nova chefia
04/07/2002
Prof. Fernando Antônio de Carvalho Gomes (Chefe) e Profa. Vânia Maria Ponte Vidal (Subchefe).
Fundação do GREat
Em 2002, o GREat (Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas) foi fundado, sob a coordenaçao da Professora Rossana Maria de Castro Andrade. Criado com o propósito de unir pesquisa, inovação e formação de talentos, o grupo iniciou suas atividades nas áreas de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas, estabelecendo desde o início parcerias estratégicas e conquistando certificação pela Lei de Informática, marcos que consolidaram sua base para duas décadas de impacto e desenvolvimento tecnológico.
Credenciamento do Doutorado
O Curso de Doutorado em Ciência da Computação foi oficialmente credenciado pela CAPES, mantendo a nota 4 de excelência. A criação do programa marcou um importante avanço na pós-graduação do Departamento de Computação, fortalecendo a pesquisa e a formação de novos cientistas na área.
Posse de nova chefia
04/07/2004
Prof. Fernando Antônio de Carvalho Gomes (Chefe) e Profa. Rossana Maria de Castro Andrade (Subchefe).
A professora Cláudia Linhares e o professor Ricardo Corrêa realizaram seus estágios de pós-doutorado
O pós-doutorado foi realizado no Centre de Recherche Inria Sophia Antipolis – Méditerranée, na França. Essa experiência marcou o início de uma cooperação científica contínua com o Inria (Instituto Nacional de Pesquisa em Ciência e Tecnologia Digital da França).
O Curso de Doutorado em Ciência da Computação iniciou as suas atividades
Sob a coordenação da Profa Cláudia Linhares, o MCC torna-se MDCC (Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação).
Posse de nova chefia
04/07/2006
Prof. Miguel Franklin de Castro (Chefe) e Profa. Vânia Maria Ponte Vidal (Subchefe).
Terceiro melhor artigo no XX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software
Através do artigo ‘Uma proposta para a geração semi-automática de aplicações adaptativas para dispositivos móveis’, de Windson Viana e Rossana M. C. Andrade, o DC marca presença no XX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software.
Parceria entre o Grupo ParGO e o Inria se consolida
O Grupo ParGO torna-se uma das poucas equipes associadas ao Inria no Brasil. Graças a essa colaboração, diversos estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado tiveram a oportunidade de realizar estágios, doutorados-sanduíche e cotutelas junto ao Inria, fortalecendo os laços de intercâmbio acadêmico e científico entre os grupos.
Pós-Doutorado do Prof. José Antonio Fernandes de Macêdo
2006 – 2007
Através do Pós-Doutorado do Prof. José Antonio Fernandes de Macêdo, na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça, o ARiDa fortalece os seus vínculos com a comunidade científica internacional e com centros de excelência em pesquisa na Europa.
Pós-doutorado da Professora Vânia Vidal na EPFL
2007 – 2008
A professora Vânia Maria Ponte Vidal realiza seu pós-doutorado na EPFL, também contribuindo para a internacionalização e qualificação do grupo de pesquisa do ARiDa.
Primeira defesa do Doutorado em Ciência da Computação
27/04/2007
É realizada a primeira defesa do Doutorado em Ciência da Computação pelo pesquisador Gerardo Valdisio Rodrigues Viana, sob o título: ‘Técnicas para construção de árvores filogenéticas’. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Fernando Antonio de Carvalho Gomes.
É comemorada a centésima defesa de Mestrado
31/08/2007
A defesa, intitulada ‘Um estudo sobre as origens da Lógica Matemática e os limites da sua aplicabilidade à formalização da Matemática’ foi realizada pelo pesquisador Pablo Mayckon Silva Farias (futuro professor do DC) e foi orientada pelo Prof. Dr. Tarcisio Haroldo Cavalcante Pequeno.
O Grupo ParGO passa a fazer parte de um grupo de excelência na área de Métodos Algorítmicos, Simulação e Combinatória
O grupo ParGO integrou o grupo de pesquisa MASCOTTE, em parceria com o Inria (centro de Sophia-Antipolis) e o laboratório I3S, vinculado ao CNRS e à Université de Nice-Sophia Antipolis. O nome MASCOTTE é um acrônimo de Méthodes Algorithmiques, Simulation et Combinatoire pour l’OpTimisation des Télécommunications.
O Doutorado em Ciência da Computação recebe o reconhecimento da CAPES
29/04/2008
Através da portaria número 524, o Curso de Doutorado em Ciência da Computação obteve o seu reconhecimento.
Posse de nova chefia
03/07/2008
Profa. Ana Teresa de Castro Martins (Chefe) e Prof. Miguel Franklin de Castro (Subchefe).
Grupo ARiDa: Consolidação da estrutura de subgrupos de pesquisa
O ARiDa adota um modelo organizacional baseado em subgrupos liderados por alunos de pós-graduação, promovendo a formação de lideranças e o fortalecimento da cultura colaborativa no laboratório.
Posse de nova chefia
03/07/2010
Prof. Joaquim Bento Cavalcante Neto (Chefe) e Creto Augusto Vidal (Subchefe).
Projeto SEEK – SEmantic Enrichment of trajectory Knowledge discovery
Projeto financiado pela Comissão Europeia voltado à descoberta de conhecimento a partir de grandes volumes de dados de mobilidade. O SEEK reforçou a projeção internacional do ARiDa.
Curso de Computação recebe premiação do Grupo Abril
O Curso de Computação recebe, através do Guia do Estudante, a nota máxima (5 estrelas).
Inauguração do Bloco 952
O Curso de Computação recebe um novo bloco.
Posse de nova chefia
14/08/2012
Prof. José Maria da Silva Monteiro Filho (Chefe) e Prof. Creto Augusto Vidal (Subchefe).
Parceria do Grupo ARiDa com o Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR) da Itália
O projeto ‘Mineração de Dados de Trajetórias Semanticamente Enriquecidas’, financiado pelo CNPq, promoveu colaboração científica entre o ARiDa/UFC e o CNR da Itália, explorando temas de mobilidade, descoberta de conhecimento e privacidade.
Alunos do DC conquistam espaço em Universidades do Exterior
8 alunos do Curso de Computação são aprovados no CsF e mais 4 no BRAFITEC.
Programa PROCAD/CASADINHO
O ARiDa participa do programa do CNPq para fortalecer a cooperação entre o MDCC-UFC e programas de pós-graduação consolidados do Rio de Janeiro, ampliando o intercâmbio acadêmico e científico.
Planejamento Estratégico do MDCC
Docentes durante o encontro de planejamento estratégico — um momento de reflexão, integração e definição das diretrizes para os anos seguintes.
O MDCC recebe o conceito 5 da CAPES
O MDCC atingiu o conceito 5 na avaliação trienal da CAPES referente ao período dos anos 2010-2011-2012, nota mantida até hoje.
Renovação do mandato da chefia
22/08/2014
Prof. José Maria da Silva Monteiro Filho (Chefe) e Prof. Creto Augusto Vidal (Subchefe).
MDCC atinge a marca de 200 dissertações
Com 200 dissertações de Mestrado e 20 teses de Doutorado defendidas, o MDCC se consolida como um dos programas mais produtivos e influentes na área de Ciência da Computação da região Nordeste. O marco reflete o comprometimento de docentes, discentes e pesquisadores em promover a excelência acadêmica, a inovação tecnológica e a formação de profissionais altamente qualificados.
Mudança no nome do curso
O curso passa a se chamar Bacharelado em Ciência da Computação
Oitava edição do Simpósio Latino-Americano de Algoritmos, Grafos e Otimização
11/05/2015
O congresso científico LAGOS-2015 (Latin-American Algorithms, Graphs and Optimization Symposium) foi realizado em sua 8o edição na Praia das Fontes, Ceará, Brasil, tendo como chairs os professores Rudini Sampaio, Cláudia Linhares, Ricardo Corrêa e Manoel Campêlo. O LAGOS é resultado da união de dois importantes eventos latino-americanos nas áreas de algoritmos, grafos e combinatória: GRACO (Brazilian Symposium on Graphs, Algorithms and Combinatorics e LACGA (Latin American Conference on Combinatorics, Graphs and Applications). Os professores Rudini Sampaio e Manoel Campêlo foram os editores responsáveis pelas edições especiais do LAGOS-2015 nos periódicos DAM (Discrete Applied Mathematics) e ENDM (Electronic Notes in Discrete Mathematics)
Comemoração dos 25 anos do Departamento de Computação
Agosto
Expansão das linhas de pesquisa em Ciência de Dados
O grupo ARiDa amplia suas áreas de atuação para abranger temas emergentes como integração semântica, mineração de redes sociais, privacidade de dados, e ciência de dados aplicada.
Posse de nova chefia
26/08/2016
Prof. João Paulo Pordeus Gomes (Chefe) e Prof. Emanuel Bezerra Rodrigues (Subchefe).
Prof. Lincoln Rocha assume a coordenação do PET
O PET passa a ser coordenado pelo Prof. Lincoln Rocha, cargo que ocupou até 2022 (ficando 6 anos como tutor do PET).
Posse de nova chefia
27/08/2018
Prof. Emanuel Bezerra Rodrigues (Chefe) e Profa. Emanuele Marques Rodrigues Santos (Subchefe).
O ParGO completa 20 anos
O grupo Pargo realizou o evento pargo20+50 para comemorar os 20 anos de existência do ParGO e os 50 anos do professor Manoel Campêlo. Ao longo desses 20 anos, o ParGo se consolidou como um grupo produtivo e comprometido com a qualidade dos resultados que gera, tanto em suas atividades de pesquisa quanto de formação de pessoal. A integração e a dinâmica do grupo são resultados, em grande parte, da convivência diária de seus participantes no laboratório de pesquisa, reforçada pelo ciclo de seminários.
Posse de nova chefia
27/08/2020
Prof. Fernando Antônio Mota Trinta (Chefe) e Prof. João Paulo do Vale Madeiro (Subchefe).
O ARiDa completa 20 anos
20 anos após o seu nascimento, o ARiDa é reconhecido como um dos principais grupos de pesquisa em banco de dados e ciência de dados do Brasil, com contribuições relevantes para o MDCC/UFC e para a formação de pesquisadores de alto nível.
O GREat completa 20 anos
O GREat completa 20 anos de existência, consolidando-se como um dos principais grupos de pesquisa da UFC. Liderado pelos professores Miguel Franklin e Rossana Andrade, reúne cerca de 100 pesquisadores em um ambiente de inovação e excelência. Integrante do Parque Tecnológico da UFC e certificado pela Lei de Informática, o grupo mantém padrão ISO/IEC 17799 e atua com células de IoT, Design & IHC e Fábrica de Testes, formando profissionais altamente qualificados e impulsionando o avanço tecnológico.
Posse de nova chefia
27/08/2022
Prof. João Paulo do Vale Madeiro (Chefe) e Prof. Fernando Antônio Mota Trinta (Subchefe).
Prof. Fernando Trinta assume a coordenação do PET
O PET passa a ser coordenado pelo Prof. Fernando Trinta, cargo que ocupa até hoje.
Planejamento Estratégico do MDCC
Equipe de docentes reunida no planejamento estratégico, compartilhando ideias, experiências e metas para fortalecer os próximos passos do MDCC.
Posse de nova chefia
27/08/2024
Prof. Pablo Mayckon Silva Farias (Chefe) e Lincoln Souza Rocha (Subchefe).
Planejamento Estratégico do DC
Janeiro – Abril
O Departamento de Computação realizou uma série de encontros voltados à construção do seu Planejamento Estratégico. As atividades foram conduzidas de forma colaborativa, envolvendo docentes, técnicos, alunos e representantes de grupos de pesquisa e extensão. Durante o processo, os participantes discutiram diretrizes para aprimorar o ensino, a pesquisa, a inovação e a gestão departamental. As reuniões, realizadas em formato dinâmico e participativo, permitiram a identificação de desafios, oportunidades e metas estratégicas alinhadas à missão institucional e às demandas da sociedade.O resultado desse trabalho conjunto é um plano sólido e orientado à ação, que reflete o compromisso do Departamento de Computação com a excelência acadêmica, a integração interdisciplinar e o fortalecimento da inovação tecnológica.
MDCC em números
Setembro
Chegando à marca de 30 anos, o programa reafirma sua excelência com o conceito 5 na avaliação da CAPES, consolidando uma inestimável contribuição social e tecnológica ao longo de sua trajetória. Ao longo dessas décadas, o MDCC orgulha-se de ter impulsionado a formação de alta qualidade, resultando em 434 Dissertações de Mestrado e 132 Teses de Doutorado defendidas. Cada uma dessas pesquisas representa um valioso investimento no futuro do país, gerando soluções inovadoras, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico, e formando profissionais capacitados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.
Solenidade comemorativa dos 50 anos do Curso de Ciência da Computação, dos 35 anos do Departamento de Computação e dos 30 Anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
29/10/2025
Na tarde de 29 de outubro, o Auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira sediou a solenidade em celebração aos 50 anos do Curso de Ciência da Computação, 35 anos do Departamento de Computação e 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. O evento celebrou meio século de ensino, pesquisa e inovação, reafirmando o papel da UFC como referência nacional em Ciência da Computação.
